Como foi visto, a segurança da informação depende de tecnologias, mas também de pessoal preparado. Necessita de planejamento, mas também de ações efetivas. Exige que se conheça as ameaças e os riscos, mas também a própria organização e acima de tudo o negócio, pois a segurança da informação existe em função do negócio. Se tais medidas forem ignoradas, poderão haver sérias consequências e, por isso, investimentos nessa área são imprescindíveis. A conclusão é de que o mais importante é atingir um nível de segurança aceitável, de modo a minimizar os impactos na organização, pois, no final das contas segurança absoluta não existe. As informações aqui contidas são suficientes para que, no mínimo, se tenha uma visão geral sobre as ameaças e soluções associadas à segurança da informação, permitindo até mesmo a elaboração de uma política de segurança da informação ou a melhoria dessa, caso já exista.

Para trabalhos futuros, julgo serem interessantes uma análise sobre a profissionalização do setor de segurança da informação, a segurança da informação para a computação em nuvem e, é claro, o aperfeiçoamento dos mecanismos de proteção frente às novas ameaças.


MACHADO, Marcel Jacques. Segurança da Informação: uma Visão Geral sobre as Soluções Adotadas em Ambientes Organizacionais. Curitiba: UFPR, 2012. Trabalho de Graduação – Bacharelado em Ciência da Computação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.